Manicômios da vida real - Danvers State Lunatic Asylum

terça-feira, 16 de dezembro de 2014
Escrever um livro sobre um manicômio obviamente levou a pesquisar sobre o assunto. E, como de praxe, a realidade pode ser mais assustadora que a ficção. Talvez justamente por ser tão real e difícil de se aceitar.

O Danvers State Lunatic Asylum foi um projeto do famoso Thomas Kirkbride, um nome que era referência no tratamento de lunáticos no século 19, esse asilo foi construído em 1878 em uma área rural, com uma enorme estrutura. Atualmente demolido, o Danvers State Lunatic Asylum é o mais famoso e infame instituto Kirkbride, e é um dos mais assustadores asilos a povoar o imaginário popular. Foi construído em Hathorne Hill, onde séculos antes, aconteceram os julgamentos das bruxas de Salém.



Muitos boatos e verdades são conhecidos. Algumas histórias contam que este local foi o berço da lobotomia pré-frontal, um sutil procedimento para cortar ligações do córtex, utilizando um malho para espetar um picador de gelo no crânio do paciente, com a ajuda de um martelo, rodando para destruir as ligações.

O Asilo foi projetado para ser auto-suficiente, por isso incluía plantações e criação de animais, e sua própria usina a vapor. Havia também edifícios para lavanderia, cozinha, capela, dormitórios, caldeira, e sistema de ventilação. A asa oeste abrigava os homens, e a leste, as mulheres. Havia alas periféricas para pacientes mais extremos.



A capacidade de 450 pacientes foi logo ultrapassada largamente, desde o início. Por fora, havia programas de treinamento para enfermeiros, laboratórios para pesquisas, estudos patológicos e escola clínica. Por trás de paredes mais ocultas, lobotomias, tratamentos de choque, drogas ilícitas, banhos de gelo e abusos.



Um labirinto pavoroso e confuso de túneis interligando as instalações era utilizado para transportar os pacientes em meses de inverno.

Alguns alegam que o Danvers State Lunatic Asylum serviu de inspiração para o Asilo Arkhan, do Batman. Certamente foi uma base para as filmagens do filme Sessão 9, de 2001. Contam-se também relatos sobre aparições e assombrações que gritam pelos corredores do manicômio.


0 comentários:

Postar um comentário